sábado, 5 de maio de 2007

FALANDO DE WEBBLOG











Os blogs cresceram demasiadamente, são usados para diversos fins e por uma infinidade de profissionais. O foco varia de blogs pessoais, temáticos, jornalísticos, de pesquisa e outros. Essa expansão deve-se ao fato dos blogs serem facilmente criados, editados e publicados; não exigindo, muitos conhecimentos para a sua criação e manutenção.
Os webblogs são um potencial de autoria e autonomia e favorecem o desenvolvimento pessoal, oferece boa oportunidade para a exposição das próprias idéias e para a publicação das mesmas.
Usá-los em projetos educacionais é interessante, já que possibilita a autoria, permite rever e modificar o que criou, receber comentários possibilitando a interação e possível acréscimos ao conteúdo do blog, a interpretação e análise das postagens. Ajuda também desenvolver o lado artístico na criação do visual da página, do colorido, da harmonia de cores, ilustrações adequadas ao conteúdo, etc.
Nós, alunos do curso de pós-graduação da UFRGS, vivenciamos como é produtivo o uso de blog na educação para registrar todo o processo de construção do conhecimento e para o acompanhamento dos professores, tutores e colegas. Como é interessante deixar registrado uma caminhada! E os blogs são uma ótima via para isso, já que permitem inclusive o comentário e o acompanhamento direto do que estamos construindo.
Após a leitura e reflexão sobre textos e blogs educacionais sinto a necessidade de partilhar com meus colegas da escola e usá-los nos projetos educacionais que são desenvolvidos, direcionando-os para que nossos educandos realmente trabalhem a autoria e realizem trocas entre eles. Precisamos investir no uso deste recurso para termos alunos mais criativos, capazes de expor suas idéias com um bom domínio da linguagem.

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Clarice

Blogar é uma descoberta que vamos fazendo no próprio ato de blogar. Com o tempo, vamos captando cada vez mais e melhor as possibilidades :)
abraço!

Suzana Gutierrez disse...

Oi Clarice

Estás com os comentários moderados. Eu te sugiro modificar isso, pois, com o aumento no número de comentários, fica complicado ler tudo e aprovar. Fica mais fácil deletar algum comentário que não se queira depois do que ficar lendo e liberando todos.
abraço!

Anônimo disse...

reverse neshati pharmacy outcome stood colleges ageing minorities anonymous overburden chen
lolikneri havaqatsu