terça-feira, 29 de maio de 2007

Atividade proa17/18

Análise dos blogs colaborativos
É incrível como existem ferramentas disponíveis para serem usadas em nossos trabalhos e nos trabalhos com nossos alunos. Quanta descoberta estamos fazendo nesta oficina, quanta coisa prática está nos sendo mostrado. Algumas delas já conhecíamos , mas outras são desconhecidas. Realmente o proa 17 vai ficar marcado para sempre e de vez em quando nos reportaremos a esta oficina dizendo “Ah, isto eu aprendi ou conheci quando fiz parte de uma oficina de blogs.” Que bom que sou integrante deste grupo/oficina.
Visitando todos os blogs colaborativos fiquei maravilhada com o que vi. Todos os grupos se empenharam em pesquisar e esclarecer o que era, quais as possibilidades disponíveis de sua ferramenta. Demonstraram como ser um usuário e exemplos de trabalhos. Os trabalhos estão muito bons e ainda estão em andamento, mas o comprometimento com a qualidade do trabalho já pode ser percebido.
O grupo sobre ORKUT que é uma comunidade virtual, da qual eu também faço parte, que auxilia seus integrantes a manter relacionamentos profissionais, de amizade, familiar,... possibilita o armazenamento de fotos, vídios, envio de recados, visualização de comunidades. O grupo conseguiu colocar muito bem o que representa esta rede de pessoas. O público jovem é fissurado nesta ferramenta. O YOTUBE possibilita criar e armazenar pequenos vídeos gratuitamente. O TOUFFE é um aplicativo que possibilita a criação de filmes, apresentações, cartões flash... Muito interessante esse recurso e com muitas possibilidades de exploração. O GOOGLE DOCS é uma ferramenta com dupla função: planília + textos, sendo possível criar em parceria e socializar para outros usuários da rede.O BUBBLESHARE é um serviço de compartilhamento de fotos na Internet muito fácil de ser usado, que permite criar álbuns na internet com legendas em áudio. Permite gravar áudio para explicar o que as fotos significam. O DEL.ICI.US serve para armazenar informações, organizando-as em grupos e arquivos podendo ser etiquetadas e buscadas com rapidez. É um sistema de muita praticidade e é um serviço social de bookmarking mais popular, com sistema aberto, rápido e direto com interface simples e que serve para o armazenamento de marcadores de páginas da internet através do uso de Tag (palavras-chaves que usamos para pesquisar). O usuário pode desfrutar de um ambiente interativo e colaborativo, atualizado com as inovações da chamada web 2. O grupo que estudou OS MAPAS fez um bom trabalho e apresentou vários endereços úteis para serem usados. Destacou também como usar, porque usar. O FLICKR armazena, classifica, pesquisa e compartilha fotografias. Apresenta mais recursos que o bubbleshare.
Todos os blogs apresentam o conceito, o tutorial que facilita a inscrição dos novos usuários, alguns estão mais na teoria, outros trazem dicas já testadas pelos autores do blog colaborativo, há relatos de como está sendo feita a construção do conhecimento dessa ferramenta, as dificuldades, a interação entre os colegas do grupo e de outros grupos, a preocupação em ser clara nas explicações e de realmente dominar esse recurso.

4 comentários:

Elô disse...

Olá! Clarice!!
Estou visitando seu blog.
Gostei muito do seu texto
Um abraço. Eloisa

Iris disse...

Olá, Clarice
Muito bom saber que a oficina está atingindo seus objetivos: ampliar o olhar sobre os recursos disponíveis na web 2 e suas possibilidades pedagógicas.
Abra@os, Iris

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo.
Maristela grupo flog

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny