quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Leia - Resposta de uma professora à Revista Veja


----- Mensagem encaminhada -----
De: clarice weber <clariceweber.cw@hotmail.com>
Para: bernardetepillon@yahoo.com.br; Alice weber <alice.wc@hotmail.com>; clarice weber <clalikes@yahoo.com.br>; Clisa <profe.clisa@yahoo.com.br>; cpers_36@hotmail.com; de Lima <afonsomoraisdelima@hotmail.com>; Edinara <edinaraleao@yahoo.com.br>; Élida Weber <elidawhensing@yahoo.com.br>; Elsbeth <elsbethleia@terra.com.br>; escola Pirapó <escolahs@yahoo.com.br>; esther <estherbrumchagas@hotmail.com>; giseli <gisele.bauer@gmail.com>; Joao Ilario Batista Chagas <comunidadeativa97fm@yahoo.com.br>; hugelia <hugelia@terra.com.br>; lurdes chagas <mbothchagas@yahoo.com.br>; Maria Haas <mariaheckhaas@hotmail.com>; marta engroff <mengroffs@yahoo.com.br>; martafsouza@ibest.com.br; Neiva Muenchen <neivakmuenchen@yahoo.com.br>; nilza schneider <nilzaschneider@hotmail.com>; prof fátima <proffatimars@yahoo.com.br>
Enviadas: Domingo, 30 de Outubro de 2011 12:12
Assunto: Leia - Resposta de uma professora à Revista Veja

Posted: 28 Oct 2011 05:41 AM PDT
Abaixo uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha  no Colégio Estadual Mesquita à revista Veja.
Peço por favor, que repassem a todos que conhecem. Vale a pena ler.


Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima "Aula Cronometrada". É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que  geram este panorama desalentador.
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: "os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital" entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
Que alunos são esses "repletos de estímulos" que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que  pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje "repletos de estímulos".
Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?

E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas "chatas" só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores "incapazes" dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores "incapazes",  elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de "cair fora".Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que  esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de "vaca","puta", "gordos ", "velhos" entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que encontrar forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber por que devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.

Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo
Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  "incapazes" de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata

Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.
Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba!


23 comentários:

Anônimo disse...

Hi there! This article could not be written
any better! Going through this article reminds me
of my previous roommate! He constantly kept
talking about this. I most certainly will send this post to him.
Pretty sure he will have a great read. Thank
you for sharing!
my webpage > Free porn videos and naked girls hardcore sex

Anônimo disse...

I think that is among the such a lot vital info for me.

And i am happy studying your article. But should observation on few common things, The website taste is great, the articles is actually
great : D. Good job, cheers
Also visit my blog post : http://www.daily-wet-tshirt.com/fucking-on-the-bed

Anônimo disse...

I drop a leave a response when I appreciate a post on a website or
I have something to valuable to contribute to the conversation.
It's triggered by the passion communicated in the article I read. And on this post "Leia - Resposta de uma professora � Revista Veja". I was moved enough to leave a thought :-P I actually do have some questions for you if it's okay.
Could it be only me or do a few of these comments appear as if they are left by brain dead folks?
:-P And, if you are posting on additional online sites, I would like to keep up with you.
Would you make a list every one of your shared sites like your twitter feed,
Facebook page or linkedin profile?
Feel free to surf my site :: Free Porn - Daily XXX Video Fix of teen porn with naked girls sex movies

Anônimo disse...

Howdy would you mind stating which blog platform you're working with? I'm looking to start my own
blog soon but I'm having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm looking for something unique.

P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!
Here is my web blog - free porn tube

Anônimo disse...

Howdy would you mind stating which blog platform you're working with? I'm looking to start my own blog soon but I'm having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm looking for something unique.
P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!
my page - free porn tube

Anônimo disse...

Howdy just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren't loading correctly. I'm not sure
why but I think its a linking issue. I've tried it in two different web browsers and both show the same results.
my web page :: teen sex party

Anônimo disse...

Hello friends, how is all, and what you would like to say
concerning this article, in my view its actually remarkable for me.
Also visit my page ... naked teens

Anônimo disse...

I am sure you will love QrTzXzGA [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ - replicas aaa[/URL - with confident jdxImjka [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ - http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ [/URL -

Anônimo disse...

Have you ever thought about publishing an ebook or guest authoring on
other sites? I have a blog based on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information.
I know my audience would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an email.



Here is my website - ロレックススーパーコピー

Anônimo disse...

Undeniably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to
be at the internet the simplest factor to be aware
of. I say to you, I certainly get annoyed even as other people consider
worries that they plainly don't recognize about. You controlled to hit the nail upon the highest as well as outlined out the whole thing without having side effect , other people can take a signal. Will probably be back to get more. Thank you

Review my blog - forum.renaudbaivier.com

Anônimo disse...

May I simply say what a comfort to discover a person that truly understands what they're discussing online. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. A lot more people really need to check this out and understand this side of your story. I was surprised that you are not more popular given that you most certainly possess the gift.

Look at my website :: medical school supplemental application assistance

Anônimo disse...

I'm pretty pleased to find this website. I wanted to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely savored every little bit of it and I have you book marked to see new information in your site. I though you should know, I bookmarked Blogger: APRENDENDO SOBRE BLOG/FLOG at Pinterest so my coworkers may learn from it also. Could I also reveal a word of advice. Buying terrific video marketing can also be fairly difficult. I find it most helpful to talk with a a Best San Diego Estate Planning Lawyers. Our crew of Amazing San Diego Bankruptcy Lawyers are here to help with all of your legal necessities.

my web blog: Bankruptcy Lawyer San Diego

Anônimo disse...

I leave a response each time I like a article on a site or I have something to contribute to the conversation.
Usually it's triggered by the fire displayed in the post I looked at. And after this article "Leia - Resposta de uma professora � Revista Veja". I was actually moved enough to post a commenta response :) I actually do have a couple of questions for you if you don't mind.
Could it be only me or do some of these remarks appear as if they are coming from brain dead folks?
:-P And, if you are writing on other sites, I'd like to keep up with anything new you have to post. Could you list all of all your community sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

Feel free to visit my web page San Diego probate lawyers

Anônimo disse...

This design is steller! You definitely know how to keep a reader entertained.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well,
almost...HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that,
how you presented it. Too cool!

Review my web site :: Costa Mesa masseuse

Anônimo disse...

Excellent, what a blog it is! This webpage presents useful data to us,
keep it up.

Feel free to surf to my blog: San Diego life insurance agent

Anônimo disse...

Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea
shell and gave it to my 4 year old daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She placed the shell to her
ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched
her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!



Here is my blog http://kompamagazine.com/board/profile.php?mode=viewprofile&u=311287

Anônimo disse...

First of all I want to say wonderful blog!
I had a quick question that I'd like to ask if you don't mind.
I was interested to know how you center yourself and clear
your thoughts before writing. I've had a hard time clearing my thoughts in getting my ideas out there. I truly do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are usually lost just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips? Thank you!

My weblog San Diego estate planner

Anônimo disse...

Woah! I'm really digging the template/theme of this site. It's simple, yet effective.
A lot of times it's challenging to get that "perfect balance" between user friendliness and appearance. I must say you've done a fantastic job with this.
In addition, the blog loads extremely quick for me on Safari.
Outstanding Blog!

my webpage http://www.gonzologic.com/

Anônimo disse...

No matter if some one searches for his required thing, therefore he/she
needs to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.


Also visit my homepage: probate attorney San Diego

Anônimo disse...

hello there and thank you for your information – I
have certainly picked up anything new from right here.

I did however expertise some technical points using this
site, as I experienced to reload the site a lot of times
previous to I could get it to load correctly. I had been
wondering if your web host is OK? Not that I'm complaining, but slow loading instances times will sometimes affect your placement in google and could damage your quality score if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective interesting content. Ensure that you update this again very soon.

My webpage ... San Diego video producers

Anônimo disse...

When someone writes an article he/she keeps the thought of a user in his/her brain that how a user can understand it.
So that's why this article is great. Thanks!

Here is my web blog; best wedding specialists

Anônimo disse...

I'm gone to convey my little brother, that he should also visit this webpage on regular basis to obtain updated from hottest gossip.

my website ... nearest internet video

Anônimo disse...

Normally I do not learn post on blogs, however I
would like to say that this write-up very compelled me to
check out and do it! Your writing style has been amazed me.
Thank you, very nice article.

my blog Video Marketing